Trilha do Mirante


Neste outro Núcleo de Interpretação Ambiental é possível conhecer o sistema de abastecimento de água das máquinas do sistema funicular.

Atualmente a água abastece a Parte Alta da Vila de Paranapiacaba.

O nome Tanque do Gustavo foi atribuído em homenagem ao alemão Gustavo Hartmann, empreiteiro da SPR que construiu o reservatório.


O Olho d’água é uma área de interpretação ambiental que possui duas trilhas para caminhadas: a Trilha das Hortênsias e Trilha dos Gravatás.

" O ecoturismo é  um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural ".

Trilha do Poço Formoso


Acompanhando a encosta da serra, por dentro da mata, a trilha de possui cerca de 1.185 m de extensão que podem ser percorridos em aproximadamente 1 h. Possui grau fácil de dificuldade e declividade de até 15 º.

O principal atrativo é o mirante, que está cerca de 1.000 km de altitude, no limite com o Parque estadual da Serra do Mar, núcleo Itutinga-Pilões, possibilitando a visão da Baixada Santista e do mar, do complexo rodoviário Anchieta-Imigrante e o pólo industrial de Cubatão.

Trilha da Água Fria 

O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba é uma Unidade de Conservação (UC) Municipal, de proteção integral, com uma área total de 400 hectáres e conserva uma importante remanescente de Mata Atlântica no entorno da histórica Vila Inglesa de Paranapiacaba, no município de Santo André, Estado de São Paulo.

O Parque foi criado pelo decreto Municipal nº 14.937 de 05 de Junho de 2003, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba tem como objetivo proteger a paisagem natural, destacando os contrafortes da Serra do Mar, as nascentes formadoras do Rio Grande, além de contribuir com a valorização do patrimônio histórico nacional “ Vila de Paranapiacaba.”

A Unidade de Conservação localiza-se ao redor de mais duas UCs, a Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba e o Parque Estadual da Serra do Mar, contribuindo na formação de um extenso corredor ecológico voltado a preservação e sustentabilidade da Mata Atlântica, integrante à área tombada como Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Pela proximidade da Serra do Mar, por seu clima, com a neblina típica, e pelas sua belezas naturais, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba possui potencial para atividades voltadas para o uso público, como esportes na natureza, caminhadas em trilhas, estudo de meio, interpretação, recreação e educação ambiental.

Atualmente o parque possui cinco trilhas abertas a visitação e dois Núcleos de Interpretação Ambiental.

 Trilha  de caminhada entorno de 3:30 horas ida e volta,  com uma parada no Mirante do Vale do Rio Mogi, que quando não está neblina conseguimos visualizar o sistema Funicular  com uma bela região de Mata Atlântica e várias lagos e pequenas quedas d`água  para se banhar .

  • Dificuldade : Nível Moderado
  • Distância média do percurso aproximadamente 4,7 km.
  • Atrativos : Mirante , lagos e pequenas quedas d`água
  • Idade mínima: 10 anos
  • Terreno com  muita inclinação e rochas

Apoio :

Trilha na Mata Atlântica é um conjunto de florestas diferentes que têm em comum o fato de localizarem-se próximo ao Oceano Atlântico. Essa trilha fica próximo nascente do Rio Grande

Extensão : 368 m

Grau de dificuldade : média

Tempo de trilha : 30 minutos

Tempo para chegar na trilha  50 minutos 

Atrativo: Quda da água Fria

Trilha das Hortênsias
Possui 325 m de extensão e pode ser percorrida em aproximadamente 30 minutos. É considerada de grau médio de dificuldade devido sua declividade (de 15º a 20º ) . Nela, o visitante pode observar plantas ornamentais exóticas, como a hortênsia, se origem asiática, alem de conhecer o tratamento dado à água que abastece a parte baixa da Vila.


 Trilha dos Gravatás
Possui 389m de extensão e pode ser percorrido em aproximadamente 30 minutos. É considerada de grau fácil de dificuldade, possuindo declividades de até 15º. Percorre-la é um passeio bastante agradável em virtude da sombra das copas das árvores.



 
Acompanha o percurso do Rio Grande, possuindo aproximadamente 1090 m de extensão com 1 h de caminhada. Tem início na estrada de Paranapiacaba e fim na via de manutenção para o Tanque do Gustavo.


A caminhada é fácil (declividade de 15º) e pode-se apreciar parte do antigo sistema de abastecimento de água da 5 máquinas fixas do segundo sistema funicular, que atualmente abastece parte da parte Alta da Vila.

    olho vivo
Turismo e Eventos

Trilha da Cachoeirinha Escondida

          Agende seu passeio com a Olho Vivo Turismo e Eventos

telefone: (11) 4439 0074    ou e-mail :olhovivoturismo@yahoo.com.br

+55.1144390074

R. Rodrigues Quaresma, 15 - Paranapiacaba, Santo André - SP, Brazil

Trilha do Tanque do Gustavo

Trilha da Pontinha

A trilha da Cachoeirinha escondida é uma  pequena queda d´água   onde visitante pode se banhar em uma água bem  gelada em plena Mata Atlântica trecho de trilha mais fechada preservado  podendo visualizar bromélias , Manacá-de-serra , Embaúba ,     Palmito-juçara , Orquídeas etc.


  Nível  de dificuldade : média  , distância média  do percurso aproximadamente 10 km .


Duração prevista do passeio :5 horas  em  média 

Idade mínima : 10 anos 

Terreno  inclinado , rochas e bica da água 

Trilha do Olho d`água